Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlim

Talvez seja o bate-volta mais popular saindo de Berlim, rápido e fácil. Eu Fui de Schnel Bahn até Potsdam é possível usar os trens urbanos S-Bahn de Berlim.

Linhas S1 e S7, ou outros trens regionais. Gasta-se cerca de 50 minutos até a estação central de Potsdam ,  de lá saem diversas linhas de ônibus até o Parque Sanssouci. Eu preferi fazer o passeio  aos Palácios todos  a pé .

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Igreja de São Nicolau

Excepcionalmente, esta cúpula imponente não é de nenhum palácio, mas da Igreja   de São Nicolau (“Nikolaikirche”), construída segundo projeto da arquitetura classicista prussiana Karl Friedrich Schinkel entre 1830 e 1850. Com seus 77 metros de altura, a igreja é um marco no centro de Potsdam.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

St. Nikolaikirche em Potsdam é uma igreja evangélica Lutherana.


Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin


No final da Segunda Guerra Mundial, a igreja foi atingida durante o ataque aéreo em Potsdam e, posteriormente, seriamente danificada pelo fogo da artilharia soviética.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Depois de muitos anos de reconstrução a igreja foi reconsagrada em 1981 pela Paróquia Evangélica de São Nicolau, Potsdam, e, hoje, está aberta aos visitantes.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Mais Info clique aqui.

Além dos serviços religiosos normais, eventos de concerto também são realizados na igreja.

Ponte de Glinicke

De um lado, Berlim, do outro, Potsdam. Hoje a Ponte de Glienicke (“Glienicker Brücke”) se tornou novamente a rota mais curta entre as duas cidades. Mas, entre 1962 e 1989, a linha divisória de Berlim passava no meio da ponte.

Também aparece na ficção, especialmente no filme de Harry Palmer de 1966, “Funeral em Berlim”, estrelado por Michael Caine, baseado em obra de mesmo nome.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Ali acontecia a troca de agentes secretos entre Ocidente e países do bloco soviético. O filme “Ponte dos Espiões” (2015), de Steve Spielberg, foi rodado na locação original.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

A primeira troca entre as Superpotências ocorreu no dia 10 de Fevereiro de 1962. Os Estados Unidos liberaram o espião russo Coronel Rudolf Ivanovich Abel em troca do piloto Francis Gary Powers capturado pela URSS em 1960. Annette von Broecker reivindica que uma intuição lhe proporcionou o posto de única testemunha ocular dessa troca.

 A segunda troca foi no dia 12 de Junho de 1985 foi uma troca apressada de 23 agentes americanos presos na Europa Oriental pelo agente polonês Marian Zacharski e outros três agentes soviéticos presos no Ocidente.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

A última troca também é a mais conhecida do grande público. Em 11 de Fevereiro de 1986 o defensor dos direitos humanos e prisioneiro político Anatoly Sharansky e mais três agentes orientais foram trocados por Karl Koecher e quatro outros agentes ocidentais. Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Palácio Cecilienhof

Edificado em estilo campestre para o casal de príncipes herdeiros da Prússia, em 1945, de repente, o palácio se tornou foco das atenções mundiais: foi ali  o ponto de encontro da Conferência de Potsdam entre 17 de Julho e 2 de Agosto de 1945.

 

  Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Os quartos foram completamente remodelados para atender ao gosto dos participantes

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

. Assim, Winston Churchill, mais tarde substituído por Clement Attlee, Josif Stálin e Harry S. Truman se reuniu em uma mesa redonda na grande entrada.

 

 

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Em 26 de julho de 1945, Churchill e Truman fez a Declaração de Potsdam, definindo os termos da rendição japonesa, enquanto se prepara Truman ordenou o ataque atômica sobre Hiroshima e Nagasaki.

 

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Cecilienhof

foi o último palácio construído pela família Hohenzollern. Imperador Wilhelm II da Alemanha tinha construído para o seu filho, o príncipe William da Prússia e sua esposa, a princesa duquesa Cecilie de Mecklenburg-Schwerin.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

O edifício foi projetado por Paul Schultze-Naumburg em um semelhante a um estilo de casa de campo Inglês de estilo Tudor2 e foi construído entre 1914 e 1917.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

 

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

 

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Palácio Sanssouci

Sanssouci (em francês: sem preocupação) é o antigo palácio de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia, em Potsdam.

Embora Sanssouci ostente o mais íntimo estilo Rococó e seja muito menor que o seu oponente construído no estilo Barroco Francês, é notável pelos numerosos templos e outras construções de jardim do seu Parque.

terraços do jardim

terraços do jardim

A localização e esboço de Sanssouci, acima de uma vinha, numa paisagem ordenada pelo toque humano.

O rei prussiano Frederico, o Grande queria estar “sans souci” – sem preocupação – ao construir em 1747 uma residência de verão, só para ele, com apenas 12 compartimentos e localizada num vinhedo.

Mas esse passado de calma já acabou há tempos: o palácio predileto de Frederico é a principal atração de Potsdam.

A introdução da batata no Reino da Prússia, forçado pelo rei Frederico II da Prússia em 1756

A colina onde Frederico criou uma vinha em terraço destinava-se a ser o ponto fulcral do seu domínio, pequeno palácio (“mein Weinberghäuschen”)  como Frederico o chamava.

Com as suas extensas vistas de paisagem rural no meio da natureza, Frederico queria residir ali sanssouci (“sem preocupação”) e seguir os seus interesses pessoais e artísticos.

Portanto, o palácio foi destinado ao uso de Frederico e dos seus hóspedes privados apenas durante os meses de Verão, do final de Abril ao início de Outubro.

Palácio da Cidade de Potsdam

Vinte anos depois de criar Sanssouci, Frederico construiu o Novo Palácio de Potsdam (Neues Palais) na parte Oeste do parque.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

Este grande palácio, em estilo Barroco, estava em contraste direto com o caráter descontraído vivido em volta de Sanssouci, e exibia o poder e a força de Frederico ao mundo.

É verdade, no entanto, que Sanssouci foi pensado como um local de refúgio privado e não como demonstração de força, poder e mérito arquitetônico.

Ao contrário dos Trianons, Sanssouci foi desenhado para formar uma totalidade por si próprio.

 

Esse palácio não possui parque, já que se localiza no centro da capital de Brandemburgo – novamente, deve-se dizer. O “Stadtschloss” foi severamente danificado na Segunda Guerra, tendo sido demolido, posteriormente, pela Alemanha Oriental.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

É verdade, no entanto, que Sanssouci foi pensado como um local de refúgio privado e não como demonstração de força, poder e mérito arquitetônico. Ao contrário dos Trianons, Sanssouci foi desenhado para formar uma totalidade por si próprio.

Potsdam: um bate-volta a partir de Berlin

A reconstrução aconteceu entre 2010 e 2014. Fachadas históricas, no lado de fora, contrastam com o interior moderno. Ali se encontra o Parlamento estadual.

Saiba mais em  passagens na Alemanha no site da Companhia  DeutschBahn DB   

 

Quer ver mais Cidades na Alemanha:

O que ver em Leipzig

O que ver em Manheim

O que ver em Trier

O que ver em Heidelberg

O que ver em Nuremberg1º dia

O que ver em Nuremberg2º dia Historia Nazista

Roteiro de Passagens de trem na Europa 
passo a passo

Passagem de trem na Holanda        – como comprar na NS International

Passagem de trem na Bélgica         – como comprar na SNCB 

Passagem de trem na  Àustria        – como comprar na OBB

Passagem de trem na França         – como comprar na SNCF

Passagem de trem na  Suiça           – como comprar na SBB

Passagem de trem em Portugal     – como comprar na CP.PT

                                Passagem de trem na Itália            – como comprar na trenitalia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*